De 25 a 28 de
Junho de 2019

Dúvidas Frequentes

 

Informações sobre as Inscrições para o XII ENPEC (clique aqui)

 

Antes de enviar um e-mail, veja aqui se sua pergunta foi respondida!

ASSOCIAÇÃO À ABRAPEC

 

Como faço para me associar à ABRAPEC?

Você deve seguir as instruções descritas aqui: http://abrapecnet.org.br/wordpress/pt/como-se-associar-3/

Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail secretaria.abrapec@gmail.com

 

Em qual categoria devo solicitar minha associação à ABRAPEC?

Você deve solicitar a sua associação conforme os critérios descritos a seguir.

Professor Universitário: professores de instituições de Ensino Superior; professores de Institutos/Centros Federais (incluindo docentes da Educação Básica).

Doutorandos: estudantes de Pós-Graduação cursando Doutorado.

Mestrandos: estudantes de Pós-Graduação cursando Mestrado ou Especialização (Lato sensu).

Professor da Educação Básica: professores de instituições da Educação Básica das redes privada, municipal ou estadual que não estejam cursando Pós-Graduação.

Aluno de Graduação: estudantes de graduação regularmente matriculados.

 

É obrigatório anexar no meu cadastro de filiação as duas cartas de indicação de sócios?

Sim, é obrigatório que a solicitação de associação seja realizada mediante a apresentação de duas cartas de indicação, cada uma assinada por um sócio atual da ABRAPEC. O pagamento da primeira anuidade é liberado no sistema somente após as cartas de indicação terem sido conferidas e aceitas. Tenha em mente que este processo poderá demorar alguns dias após as cartas terem sido anexadas no sistema.

Posso receber o boleto para pagamento da anuidade em meu e-mail?

Não, pois a ABRAPEC não envia nenhum tipo de cobrança por e-mail. Para pagar a anuidade, é necessário que você acesse a área reservada de nosso site utilizando seu endereço de e-mail ou número de CPF e sua senha pessoal. O pagamento é feito online via sistema eletrônico PagSeguro, e você poderá optar por pagar via boleto bancário ou cartão de crédito.

Quando a minha associação à ABRAPEC será efetivada?

Se o seu cadastro de filiação foi preenchido corretamente, se as duas cartas de indicação foram conferidas e aceitas, e se a cobrança da primeira anuidade já foi liberada para você no sistema, a sua associação será efetivada após o pagamento da anuidade.

 Sou aluno de graduação e ao entrar no sistema ele solicita anexar um comprovante. Que comprovante seria esse?

Alguma declaração da universidade ou comprovante de matrícula em disciplinas da universidade, que provem que você está cursando a graduação.


ACESSO AO SISTEMA

 

 Esqueci meu login e senha. O que faço?
Você pode acessar o sistema de cadastro do evento clicando neste link https://www.automacaodeeventos.com.br/sigeventos/enpec2019/sis/inscricao/index.asp e em seguida clicar em “Esqueci minha senha”. Você receberá um e-mail com instruções para cadastrar uma nova senha. Tenha em mente que o envio do e-mail pode demorar um pouco. Verifique sua caixa de spam, pois muitas vezes essas mensagens são direcionadas para lá.


INSCRIÇÃO NO XII ENPEC

 

 Não consigo abrir meu boleto de inscrição. O que pode estar acontecendo?

Se você for aluno de graduação, a questão pode ser a falta de comprovante de estudos em um curso de graduação.

Se for professor ou aluno de pós-graduação a questão pode ser anuidade. O pagamento nessas categorias possui a opção de desconto para sócio. Veja se seu pagamento de anuidades está ok. Se estiver, entre em contato com o email secretaria.abrapec@gmail.com

 

Participantes ouvintes poderão participar do XII ENPEC?

Não, pois o evento não permite a participação sem a submissão de trabalho. Se você enviou trabalho, mas este foi recusado, você poderá participar do evento, pagando a inscrição.

 

Todos os autores do trabalho precisam se inscrever no XII ENPEC?

Não. É necessário que apenas os autores que irão comparecer ao evento se inscrevam e paguem a taxa de inscrição.

 

PAGAMENTO

 

 Paguei o boleto e o sistema consta como não pago. O que está acontecendo?

A baixa de pagamento é automática, porém depende da forma de pagamento escolhida:

- pagamento com cartão de crédito leva alguns dias para ter a baixa realizada e isto depende da empresa do cartão;

- pagamento com boleto em dinheiro leva três dias úteis para baixa;

- se o pagamento foi feito em caixa eletrônico ou pela internet, observe se agendou o pagamento para data posterior. Muitas vezes o agendamento ficou para o dia de vencimento do boleto. Assim, a baixa será feita três dias depois desse vencimento.


 Posso pagar via empenho?
 Não será possível pagar a inscrição via empenho.


 Como acesso o recibo de pagamento?
Após a baixa do pagamento no sistema, o recibo fica disponível na área ‘RECIBO’ no sistema. A impressão pode ser feita a partir dali.

 

Preciso fazer algum pagamento para submeter meu trabalho ao evento?

Não, no ato da submissão não é preciso fazer nenhum pagamento. Você poderá pagar a inscrição (e sua anuidade na ABRAPEC, se for o caso) após receber a confirmação de que o seu trabalho foi aceito no evento.


 Os dados constantes do recibo de pagamento não são suficientes para minha necessidade. O que fazer?
Entre em contato com a Secretaria da ABRAPEC pelo e-mail secretaria.abrapec@gmail.com explicando a sua necessidade para verificar a possibilidade de emissão de um recibo diferenciado.
 

SUBMISSÃO DE TRABALHOS AO XII ENPEC

 

 Anexei o arquivo errado do meu trabalho. O que faço?
Envie um e-mail para abrapec.enpec@gmail.com solicitando a retirada do arquivo e posterior troca.


 Preciso fazer algum pagamento para submeter meu trabalho na plataforma?
No ato da submissão não é preciso fazer nenhum pagamento.


 Qual a extensão do trabalho a ser submetido?
A extensão dos trabalhos é de, no mínimo, 15 mil e, no máximo, 20 mil caracteres com espaços.


 Há um modelo para orientar a formatação do trabalho a ser submetido?
Sim. O modelo (template) está disponibilizado na página “TRABALHOS” do site do evento. Acesse a página clicando em http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/txt/4

 

Quais informações NÃO devem constar no arquivo submetido para avaliação?

O trabalho submetido para avaliação NÃO deve apresentar nomes e instituições dos autores. Todos os trabalhos com qualquer tipo de identificação de autores serão recusados. A menção ao grupo envolvido na pesquisa só deve ser incluída na versão final do trabalho, se aprovado, após o resultado da avaliação.


 Eu sou o primeiro autor, mas não vou poder comparecer. 
Outro autor vai poder apresentar, mas será preciso enviar email para abrapec.enpec@gmail.com para realizar essa troca. Além disso, o outro autor terá que pagar a inscrição no evento.


 Que dados constam do certificado de apresentação do trabalho?

No certificado de apresentação de trabalho constam os nomes dos autores e nome do trabalho. Esses dados são retirados do sistema. Por isso, é preciso cuidado ao preencher os dados no sistema.

 

 Há limite de submissão de trabalhos?

Os trabalhos deverão ser submetidos pelo primeiro autor, que será necessariamente o apresentador. Para maximizar as oportunidades de participação, cada inscrito só poderá submeter um único trabalho. Dessa forma, o inscrito será o primeiro autor do trabalho e, consequentemente, o apresentador. Não há limite para participações como coautor.



APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

 

 Poderei mudar o dia de minha apresentação?
Essas mudanças serão atendidas na medida do possível, mas não há garantia de mudança em função da estrutura do evento.


Eu sou o primeiro autor do trabalho, mas não poderei comparecer ao evento. Outra pessoa poderá apresentar o trabalho no meu lugar?

Sim, outro autor do trabalho poderá apresentá-lo, desde que esta pessoa também tenha pago a inscrição no evento. Também será necessário enviar antecipadamente um e-mail para abrapec.enpec@gmail.com explicando o motivo dessa troca.

 

Meu trabalho não foi apresentado. Ele será publicado nas Atas do evento?

Não. Somente os trabalhos apresentados serão publicados nos anais eletrônicos do evento.

 

Participantes ouvintes poderão participar do XII ENPEC?
O evento não permite a participação sem a submissão de trabalho. Se você enviou trabalho, mas este foi recusado e pagou a inscrição no evento, então poderá participar.


 Todos os autores do trabalho  precisam se inscrever no XII ENPEC?
Somente aqueles que vão participar, seja como apresentador ou não.

 

 Como e quando eu tenho acesso aos meus certificados do XII ENPEC?
Os certificados são todos digitais. O de participação será liberado após o evento na área reservada do participante. O de apresentação fica liberado após o evento na área reservada do primeiro autor, mesmo que ele não tenha sido o apresentador do trabalho. Vale frisar que os certificados ficam permanentes no sistema e a pessoa pode acessar sempre que desejar.

 

 Realizei o pagamento antes do resultado da avaliação e meu trabalho não foi aceito. Receberei a inscrição de volta?

Não serão feitas devoluções de pagamentos de inscrição. A orientação é que os participantes efetuem o pagamento somente após sair o resultado das avaliações dos trabalhos.


EMISSÃO DE CERTIFICADOS

Como e quando eu terei acesso aos meus certificados do XII ENPEC?

Os certificados são digitais e liberados no sistema após a realização do evento; você poderá acessá-los na sua área reservada (“área do participante”) no site do XII ENPEC. O certificado de participação é liberado individualmente para todos os participantes; já o certificado de apresentação é liberado apenas para o primeiro autor do trabalho, mesmo que ele não tenha sido o apresentador, porém nele constará todos os nomes dos autores. Ressaltamos que os certificados ficam disponíveis permanentemente no sistema, desta forma você poderá acessar seus certificados sempre que desejar.

 

Posso solicitar o recebimento de uma cópia do meu certificado por e-mail?

Não, pois nenhum certificado é enviado por e-mail. Todos os certificados são disponibilizados online na área reservada do participante, acessando o site do XII ENPEC. Casos omissos serão analisados pela comissão.

 

Que dados constam nos certificado do evento?

No certificado de participação consta o nome do participante. No certificado de apresentação de trabalho constam os nomes de todos os autores e o título do trabalho. Uma vez que os certificados são preenchido automaticamente conforme os dados fornecidos no ato da inscrição do evento e da submissão do trabalho, aconselhamos que você tenha atenção e confira se preencheu todos os dados corretamente. Lembre também de escrever o seu nome completo, conforme consta em documento de identidade.

 

Todos os autores recebem um certificado de apresentação do trabalho?

Não. O certificado de apresentação é disponibilizado apenas para o primeiro autor do trabalho, mesmo que ele não tenha sido o apresentador.

 

CONTATO

 

 Como faço contato com a ABRAPEC?

Para questões financeiras utilize o e-mail secretaria.abrapec@gmail.com

Para questões relativas aos trabalhos submetidos ao XI ENPEC utilize: abrapec.enpec@gmail.com

Para questões relativas a comissão local do evento utilize: duvidas.xiienpec@gmail.com

 


2017 - 2018 © Todos os direitos reservados.
Adaltech