De 25 a 28 de
Junho de 2019

Linhas Temáticas

Linhas Temáticas

Os autores deverão indicar a linha temática em Educação em Ciências à qual seu trabalho se vincula, dentre as listadas a seguir: 

Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos: aspectos cognitivos, sociais, culturais e afetivos envolvidos no ensino e na aprendizagem de conceitos científicos em diferentes níveis de escolaridade; ensino de Ciências e inclusão escolar; ambientes de aprendizagem; aprendizagem colaborativa; modelos e modelagem; ensino por investigação; experimentação e aprendizagem de habilidades científicas; abordagens e práticas de avaliação.

Formação de Professores: análise de programas e políticas de formação inicial, em serviço e na pós-graduação; avaliação de modelos e práticas de formação de professores para diferentes níveis e modalidades de escolaridade; desenvolvimento profissional de professores; saberes docentes; práticas reflexivas.

História, Filosofia e Sociologia da Ciência: história,filosofia e sociologia da ciência e da tecnologia; estudos historiográficos; epistemologia e natureza da ciência e da tecnologia.

Educação em espaços não-formais e divulgaçãocientífica: história, políticas e práticas de divulgação científica; divulgação científica e inclusão social; relações entre comunicação e educação; educação em museus, centros, feiras, exposições e outros espaços não formais de Educação em Ciências.

Educação Ambiental: relações entre educação ambiental e Educação em Ciências; questões socioambientais; educação para a sustentabilidade e educação para as sociedades sustentáveis.

Educação em Saúde: relações entre educação em saúde e Educação em Ciências; educação popular em saúde; promoção da saúde; formação docente e profissional em saúde.

Linguagens e Discurso: abordagens discursivas; estudos sobre argumentação; interações discursivas;leitura e escrita na Educação em Ciências.

Alfabetização científica e tecnológica, abordagens CTS/CTSA: relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente; questões sociocientíficas; temas controversos; letramento científico.

Currículos: desenvolvimento e reformas curriculares; políticas de currículo; conhecimento escolar; aspectos teóricos e metodológicos de avaliação; história das disciplinas científicas; inovações educacionais; currículo e cultura.

Diferença, multiculturalismo, interculturalidade:relações entre Educação em Ciências e temas como inclusão, gênero, religião, classe; educação para relações étnico-raciais; educação do campo, indígena, quilombola e de outros grupos sociais específicos;políticas de ações afirmativas.

Processos, recursos e materiais educativos:dinâmicas para trabalhos em grupo (como rodas de conversas, debates, dramatização); unidades e sequências didáticas; atividades lúdicas; atividades práticas e experimentais; relações entre Arte e Ciência; estudos sobre recursos didáticos (como livros didáticos, paradidáticos, jogos); Tecnologias da Informação e Comunicação.

Políticas educacionais: história, análise e avaliação de políticas públicas em diferentes níveis e modalidades de ensino; avaliação de sistemas educacionais; legislação educacional; direitos humanos; financiamento de ações educacionais; fomento à pesquisa em educação científica e tecnológica e políticas de desenvolvimento social;relações entre público e privado nas políticaseducacionais; políticas de formação de pesquisadores;estudos comparativos internacionais relacionados à Educação em Ciências.

Questões teóricas e metodológicas da pesquisa:considerações epistemológicas sobre a natureza da pesquisa na área; referenciais teóricos, abordagens metodológicas e modalidades de pesquisa; Educação em Ciências como campo científico; prospecção e identificação de tendências e perspectivas teóricas e metodológicas na pesquisa em Educação em Ciências.


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