De 03 a 06 de
Julho de 2017

Formatos e Tipos

TIPOS DE TRABALHOS

Os trabalhos a serem apresentados devem ser inéditos e de pesquisa em Educação em Ciências, de acordo com um dos seguintes tipos:

Trabalho de natureza empírica: apresentação de pesquisa, finalizada ou em andamento, baseada em referenciais teóricos, contendo revisão de literatura pertinente, objetivos/questões de pesquisa, análise de dados, discussão de resultados e conclusões.

Trabalho de natureza teórica: ensaio crítico devidamente fundamentado em literatura de pesquisa pertinente, apresentando objetivos/questões de pesquisa, articulações e argumentos teóricos consistentes, conclusões e indicação de implicações para o campo da Educação em Ciências.

Não serão aceitos projetos de pesquisa e relatos de experiência.

Não serão aceitas reapresentações.
 

FORMATO DE APRESENTAÇÃO

Pôsteres: sessões com duração de duas horas, contendo dez pôsteres submetidos individualmente. Cada autor terá cinco minutos para sintetizar oralmente as ideias principais de seu trabalho e o restante do tempo será destinado às discussões. Os trabalhos de cada sessão serão definidos pela Comissão Organizadora que os agrupará de acordo com as linhas temáticas. A coordenação da sessão será feita por um dos pesquisadores participantes, antecipadamente designado.

O formato escolhido tomou como referência o crescimento do congresso, em particular, a experiência do X ENPEC, no qual a ocorrência de muitas sessões simultâneas  se mostrou problemática.

A proposta atual é a de uma sessão de pôsteres com apresentação oral, o que já acontece em muitos congressos internacionais. Na apresentação de pôsteres que propomos, a interação entre os participantes e a discussão dos trabalhos serão muito mais favorecidas, pois ocorrerão em um tempo muito maior do que 5 minutos (como estava ocorrendo nas apresentações orais nos ENPEC anteriores). Nesse sentido, não vai haver prejuízo, e sim ganho nas discussões.

Ressaltamos que não haverá prejuízo no currículo, pois o que conta não é o formato de apresentação, e sim o fato de o trabalho ser publicado na íntegra nas Atas do XI ENPEC. Todos os trabalhos apresentados serão completos (mínimo 20 mil caracteres). Apenas o formato da sessão de apresentação é que se dará na forma de pôster.

A extensão dos trabalhos é de, no mínimo, 20 mil e, no máximo, 30 mil caracteres com espaços, de acordo com modelo a ser disponibilizado. Os textos não devem conter autocitações ou referências que permitam identificar a autoria  (os nomes dos autores e demais dados que permitam identificá-los ao longo do texto devem ser inseridos APENAS quando do envio final do texto, após o processo de avaliação). Os trabalhos de autores brasileiros devem ser submetidos e apresentados em Português. Os trabalhos de autores estrangeiros podem ser submetidos e apresentados em Português, Espanhol ou Inglês.

Modelo de documento ('template') a ser utilizado para submissão de trabalho ao XI ENPEC: clique aqui.


2016 - 2017 © Todos os direitos reservados.
Adaltech