De 03 a 06 de
Julho de 2017

Linhas Temáticas

Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos: aspectos cognitivos, sociais, culturais e afetivos envolvidos no ensino e na aprendizagem de conceitos científicos em diferentes níveis de escolaridade; ensino de Ciências e inclusão escolar; ambientes de aprendizagem; aprendizagem colaborativa; modelos e modelagem na Educação em Ciências; ensino por investigação; experimentação e aprendizagem de habilidades científicas.

Formação de professores de Ciências: análise de programas e políticas de formação de professores da área de ciências na graduação, na pós-graduação e em serviço; avaliação de modelos e práticas de formação de professores para diferentes níveis e modalidades de escolaridade; desenvolvimento profissional de professores; saberes docentes; práticas reflexivas.

História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Educação em Ciências: história e filosofia da ciência na Educação em Ciências; epistemologia e Educação em Ciências; estudos historiográficos e Educação em Ciências; natureza da ciência e Educação em Ciências; estudos da ciência e Educação em Ciências; sociologia do conhecimento científico e Educação em Ciências.

Educação em espaços não-formais e divulgação científica: história, políticas e práticas de divulgação científica e suas relações com a Educação em Ciências; relações entre comunicação e educação; educação em museus e centros de ciências; feiras e exposições de Ciências; divulgação científica e inclusão social.

Tecnologias da informação e comunicação em Educação em Ciências: metodologias de pesquisa baseada em design; pesquisas a respeito de planejamento, construção e avaliação de recursos e ambientes mediados por tecnologias para a Educação em Ciências (materiais multimídia e hipermídia, recursos audiovisuais, tecnologias digitais); educação em Ciências a distância.

Educação Ambiental e Educação em Ciências: relações entre educação ambiental e Educação em Ciências; educação para o desenvolvimento sustentável; educação para a sustentabilidade.

Educação em Saúde e Educação em Ciências: relações entre educação em saúde e Educação em Ciências; educação popular em saúde; promoção da saúde; formação docente e profissional em saúde.

Linguagens, discurso e Educação em Ciências: abordagens discursivas na Educação em Ciências; argumentação na Educação em Ciências; interações discursivas na Educação em Ciências; leitura e escrita na Educação em Ciências.

Alfabetização científica e tecnológica, abordagens CTS/CTSA e Educação em Ciências: relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na Educação em Ciências; questões sociocientíficas na Educação em Ciências; temas controversos na Educação em Ciências; letramento científico.

Currículos e Educação em Ciências: pesquisas em desenvolvimento e reformas curriculares para a Educação em Ciências; políticas de currículo e Educação em Ciências; conhecimento escolar e Educação em Ciências; história das disciplinas científicas; inovação educacional na Educação em Ciências; currículo e cultura na Educação em Ciências.

Avaliação e Educação em Ciências: aspectos metodológicos de avaliação  na Educação em Ciências; abordagens e práticas de avaliação de programas na Educação em Ciências; indicadores de desempenho na Educação em Ciências e avaliação; avaliação de sistema relacionado à Educação em Ciências; estudos comparativos internacionais relacionados à Educação em Ciências.

Diversidade, multiculturalismo, interculturalidade e Educação em Ciências: relações entre Educação em Ciências e temas como inclusão, gênero, raça, etnia, religião, classe; educação do campo, indígena, quilombola e de outros grupos sociais específicos na área de Educação em Ciências; políticas de ação afirmativa e Educação em Ciências.

Processos e materiais educativos em Educação em Ciências: pesquisas a respeito de: dinâmicas para trabalhos em grupo (rodas de conversas, debates e dramatização) em aulas de Ciências; unidades e sequências didáticas para a Educação em Ciências; livros didáticos de Ciências; atividades lúdicas e Educação em Ciências; atividades práticas e experimentais na Educação em Ciências; relações entre arte e ciência na Educação em Ciências.

Políticas educacionais e Educação em Ciências: história, análise e impactos de políticas públicas para a Educação em Ciências em diferentes níveis e modalidades de ensino; legislação educacional e Educação em Ciências; Educação em Ciências e direitos humanos; financiamento de ações educacionais; fomento à pesquisa em educação científica e tecnológica e políticas de desenvolvimento social; relações entre público e privado nas políticas para a Educação em Ciências; políticas de formação de pesquisadores em educação em ciências em diferentes níveis de escolaridade; olimpíadas de Ciências.

Questões teóricas e metodológicas da pesquisa em Educação em Ciências: considerações epistemológicas sobre a natureza da pesquisa em Educação em Ciências; referenciais teóricos da pesquisa em Educação em Ciências; Educação em Ciências como campo científico; reflexões acerca de metodologias e métodos de pesquisa utilizados em Educação em Ciências; prospecção e identificação de tendências e perspectivas teóricas e metodológicas na pesquisa em Educação em Ciências.


2016 - 2017 © Todos os direitos reservados.
Adaltech