Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2628-1

Poster (Painel)


2628-1

A participação em pesquisas como estratégia de formação para estudantes mediadores de museus e Centros Interativos de Ciências

Autores:
BONATTO, Maria Paula de Oliveira1
2 FIOCRUZ - Museu da Vida - Fundação Oswaldo Cruz

Resumo:
A pesquisa, realizada Parque da Ciência do Museu da Vida/Fiocruz, enfoca o processo de formação de graduandos de diversas áreas para atuarem como mediadores/educadores de museus e centros de ciências. A proposta foi, no contexto da renovação de exposições e do atendimento ao público, investigar processos de produção de publicações como parte integrante da formação. A base teórica foi gerada pela pesquisa de doutorado intitulada: A criação dos Centros Interativos de Ciência e Tecnologia e as Políticas Públicas no Brasil: uma contribuição para o campo das ciências da vida e da saúde (BONATTO, 2012), que aponta para a baixa produtividade científica em Centros Interativos de Ciência e Tecnologia. Nossos resultados indicam que as atividades de pesquisa no contexto da formação para o atendimento ao público de museus é uma estratégia motivadora, agregando a importância de se produzir ciência tendo como protagonistas jovens em fase de formação profissional.

Palavras-chave:
 museus e centros interativos de ciências, educaçao em museus, formaçao de mediadores em museus, centros interativos de ciencias