Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2623-1

Poster (Painel)


2623-1

A contextualização dos temas transformação de energia e sustentabilidade no ensino de Ciências Físico-Naturais em Timor-Leste

Autores:
Nelson Correia Belo Sarmento2,1, Alessandro Tomas Barbosa1, Fátima Suely Ribeiro Cunha1, Suzani Cassiani1
1 UFSC - PPGECT - Universidade Federal de Santa Catarina, 2 UNTL - Universidade Nacional Timor Lorosa'e

Resumo:
Este trabalho pretende apresentar resultados parciais de uma pesquisa em desenvolvimento junto ao Grupo de Estudos sobre Ensino de Ciências e Tecnologia na formação de professores em Timor-Leste (GEECITE-TL). Essa fase inicial da pesquisa tem como objetivo compreender como os professores da disciplina Ciências Físico-Naturais relacionam o contexto social timorense com os temas transformação de energia e sustentabilidade presentes nos manuais escolares. Para a análise das informações coletadas foram utilizadas como referências a Análise de Discurso francesa (AD) e os estudos de Paulo Freire. Os resultados mostram que os sentidos construídos pelos entrevistados acerca do tema transformação de energia e sustentabilidade relacionam-se com o contexto histórico-cultural do sujeito e com aspectos relativos à realidade de Timor-Leste. Consideramos que o ensino que se restringe apenas a exemplos descontextualizados, resulta no distanciamento dos alunos em relação ao espaço em que vivem, ignorando o estudante no seu contexto histórico social e cultural.

Palavras-chave:
 Reforma do ensino básico, Ensino de Física, Transformação de Energia