Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2606-1

Poster (Painel)


2606-1

Física em Quadrinhos: Aproximar ou afastar?

Autores:
SOUZA, E. O. R.1,2, VIANNA, D. M.2
1 IOC - FIOCRUZ - Instituto Oswaldo Cruz, 2 IF - UFRJ - Instituto de Física - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo:
Física em Quadrinhos são tiras que apresentam a Física no cotidiano de forma mais crítica e reflexiva. Neste artigo apresentaremos resultados da aplicação de uma tirinha numa escola de ensino médio do Rio de Janeiro sobre duas concepções alternativas muito comuns entre os alunos (i) o tamanho da imagem depende da distância do objeto ao espelho e (ii) a posição da imagem depende somente da posição relativa do objeto ao espelho. Estas duas concepções estão relacionadas entre si, nos quadrinhos, pois ao aproximar do espelho o campo visual se alarga ligeiramente e vice-versa. O objetivo deste trabalho é apresentar evidências de que as tirinhas de Física em Quadrinhos cumprem seu papel: promover a reflexão e a discussão entre alunos sobre fenômenos físicos retratados nelas. Analisando as falas dos estudantes percebemos que as discussões e debates eram profundos, estão relacionados com o fenômeno físico e que promovem a construção de conhecimento.

Palavras-chave:
 tirinhas, ensino de física, atividades investigativas, argumentação da sala de aula, campo visual em espelhos planos


Agência de fomento:
CAPES