Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2587-1

Poster (Painel)


2587-1

Atividades Experimentais no Ensino de Química – concepções de um grupo de licenciandos

Autores:
TEIXEIRA, G. J.1, PAIXÃO, G.A.1, ESPIR, I.F.1, OLIVEIRA, A. C.1, PADIM, D. F.2, EPOGLOU, A.1
1 UFU - Universidade Federal de Uberlândia, 2 UFOB - Universidade Federal do Oeste da Bahia

Resumo:
Tendo em vista as diversas contribuições que a inserção de atividades experimentais pode oferecer à formação do estudante, o presente trabalho apresenta uma discussão acerca das concepções de um grupo de licenciandos em Química, participantes de uma oficina sobre atividades experimentais investigativas, em um evento do curso de Química de uma universidade pública federal no extremo oeste da Bahia. Uma vez que as crenças dos professores influenciam sua prática profissional, por meio da aplicação de questionários, buscou-se compreender as concepções dos participantes, abordando desde a importância que atribuem a tais atividades, passando pelas justificativas de como e quando devem ser utilizadas até a maneira pelas quais realizam esses procedimentos ao longo do curso universitário.

Palavras-chave:
 ensino de química, experimentação, Formação inicial de professores


Agência de fomento:
FAPEMIG