Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2574-1

Poster (Painel)


2574-1

Ensino de Ciências para os Anos Iniciais: uma abordagem utilizando o desenho animado “O Show da Luna!”

Autores:
PAULA, L. M. 1,2,5, CUSTODIO, J. C. 7,2, COSTA, R. M. J.7,2,5, PEREIRA, G. R.3,4,1, COUTINHO-SILVA, R.6,2,5
1 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2 ECV - Espaço Ciência Viva, 3 IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro, 4 ECI - Espaço Ciência InterAtiva do IFRJ, 5 IOC/FIOCRUZ - Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ, 6 IBCCF - UFRJ - Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, 7 IB - UFRJ - Instituto de Biologia da UFRJ

Resumo:
A ciência está presente no dia a dia das pessoas e neste sentido é imprescindível que o ensino de ciências seja inserido já nos Anos Iniciais. Desenhos animados podem ser importantes ferramentas no processo de ensinar ciências às crianças. O presente trabalho teve o objetivo de analisar o desenho animado “O Show da Luna!”, com vistas à utilização deste no ensino de ciências. Realizamos a análise descritiva de 10 episódios e observamos que por conta da estrutura do desenho, das representações de ciência e cientista e dos conteúdos de ciências apresentados, que o mesmo pode ser utilizado como um recurso no ensino de ciências naturais. Salientamos por fim, que os desenhos animados podem ser coadjuvantes importantes no processo de educação cientifica, por conta da linguagem e conteúdo acessíveis à faixa-etária e da utilização de recursos lúdicos que podem auxiliar o professor na introdução de conceitos científicos em sala de aula.

Palavras-chave:
 Anos iniciais, Desenhos animados, Ensino de Ciências, O Show da Luna