Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2562-1

Poster (Painel)


2562-1

Animação no ensino de ciências: contribuições para a alfabetização científica a partir do estudo sobre o ar

Autores:
Sandra Regina do Amaral1, Michele Waltz Comarú1, Fabiana da Silva Kauark1
1 IFES - Instituto Federal do Espirito Santo

Resumo:
Este artigo tem por objetivo analisar contribuições do uso da animação no ensino de ciências, a partir do estudo sobre o ar, para a alfabetização científica, tendo como universo de pesquisa a educação infantil, um território propício à interdisciplinaridade. Foram desenvolvidos experimentos para a ampliação de conceitos científicos que funcionaram como disparadores para prática de criação de filmes de animação. O uso da linguagem da animação associada à experimentação, evidenciou o protagonismo, o diálogo horizontal, a interação, a colaboração, a formulação de hipóteses e um ambiente de descobertas. Neste contexto o filme de animação se apresentou como uma ferramenta avaliativa, mas também de aprendizagem, propiciando ensino mais significativo, que ampliou a possibilidade de crianças não alfabetizadas entenderem e explicarem questões cotidianas de seu mundo natural - pré-alfabetização científica - conhecimentos necessários à uma nova relação do homem com os recursos naturais.

Palavras-chave:
 alfabetização científica, linguagem da animação, prática educativa