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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2551-1

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2551-1

A construção de discursos no contexto das pesquisas em educação ambiental no Brasil: aspectos teóricos a partir da ecologia

Autores:
Vanessa Bomfim1, Danilo Seithi Kato2, Clarice Sumi Kawasaki3
1 UFTM - Universidade Federal do Tirângulo Mineiro, 2 UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 3 FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras

Resumo:
O presente artigo é parte de uma pesquisa que visa investigar a construção do discurso ambiental no contexto das pesquisas em Educação Ambiental (teses e dissertações), produzidas no período de 1980 a 2009 no Brasil. Através da Análise Dialógica do Discurso, verifica-se os sentidos/significados dados ao conceito de ecossistema nas pesquisas em Educação Ambiental presentes no banco de dados Earte. Partimos da premissa de que há características próprias tanto do campo da Ecologia enquanto ciência como de outras abordagens ecológicas expressas nestas pesquisas como elemento revelador de intencionalidades dos autores e das características polifônicas deste discurso. Apresentamos a construção teórica da Ecologia, e do conceito de ecossistema, em busca de identificar a presença da ciência no discurso ambiental. Este marco teórico possibilitou a emergência de diferentes sentidos ora contraditórios e que podem, a partir do conceito de ecossistema, evidenciar diferentes vozes que constituem os enunciados das teses e dissertações analisadas.

Palavras-chave:
 educação ambiental , discurso ambiental, ecologia, ecossistema , significados