Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2527-1

Poster (Painel)


2527-1

A leitura de imagens de Panofsky como possibilidade de aproximação entre Arte e Ciência

Autores:
SILVA, J.A..P3,2,1, MARTINS NETO, L. E.2, DUCHEIKO, L.L.1
1 UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grosa, 2 UTFPR - Universidade Federal Tecnológica do Paraná, 3 UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grosa

Resumo:
O foco deste ensaio será a leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre as áreas de Arte e Ciência. Seria possível essa aproximação? Apresentaremos como proposta a leitura de imagens a partir da proposta de Panofsky (2007). Organizamos o ensaio em 3 momentos: inicialmente apresentaremos em linhas gerais a proposta de Panofsky e, na sequência, 2 propostas desenvolvidas que buscaram relacionar Arte e Ciência. Na primeira, relacionamos a metodologia de Panofsky com o Tratamento da Informação em Matemática a partir dos Níveis de Leitura de Dados de Bertin (2000) e, na segunda, Alfabetização Visual e Científica: aproximação a partir de Leitura de Imagens de Temas da Astronomia, apresenta uma proposta de alfabetização visual e científica mediante oficinas de leitura de imagem trabalhadas de forma interdisciplinar. As oficinas propiciaram uma leitura de imagem interdisciplinar, a partir da relação Arte-Ciência, contribuindo para a construção de novos conhecimentos.

Palavras-chave:
 Leitura de Imagens, Metodologia panofyskiana, Ensino de Ciência, Alfabetização científica e visual, Arte e Ciência