Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2508-1

Poster (Painel)


2508-1

A formação continuada de professores e a utilização do Museu de Microbiologia como espaço de prática pedagógica

Autores:
Marília Marcondes1, Adriana Pugliese2
1 IB - Museu de Microbiologia - Instituto Butantan, 2 UFABC - Universidade Federal do ABC

Resumo:
Os museus e centros de ciências oferecem recursos que contribuem na educação formal (formação discente e de professores). Nossa proposta é demonstrar como os museus de ciências podem ser utilizados para a formação docente e sua prática pedagógica. A pesquisa foi realizada no Museu de Microbiologia do Instituto Butantan, sobre duas perspectivas: as atividades voltadas à visitação da exposição e atividades realizadas no Laboratório Didático. Os resultados mostram que a maioria dos professores que participou da pesquisa, reconhece a importância de atividades museais para a formação discente, mas não tem conhecimento das atividades de formação de professores presentes nessas instituições. O estreitamento das relações entre escolas e museus e o desenvolvimento de parcerias com professores e gestores das escolas pode contribuir para o processo formativo dos envolvidos.

Palavras-chave:
 educação não formal, formação de professores, museus e centros de ciências