Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2504-1

Poster (Painel)


2504-1

Conhecimento pedagógico do conteúdo “Algas” de estudantes de licenciatura em Biologia.

Autores:
URSI, S.1, BARBOSA, P.P.1, SAITO, L.C.1, TOWATA, N.1, CRUZ, P.D.R1, AROUCA, M. O.1
1 IB-USP - Instituto de Biociências -USP

Resumo:
O ensino de Botânica, apesar de sua ampla relevância, tem sido problemático, sendo o estudo das “Algas” de especial dificuldade. É importante aprimorar a formação docente relacionada a tal assunto, oportunizando atividades práticas nas quais licenciandos possam elaborar e refletir sobre estratégias didáticas. Investigamos indícios do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) “Algas” (e conhecimentos docentes a ele associados) de licenciandos de um curso de Biologia por meio do preenchimento do CoRe (Representação do Conteúdo, LOUGHRAN et al., 2004) e de discussões empreendidas durante tal preenchimento. Realizamos análise de conteúdo (BARDIN, 2002) das respostas dadas e dos registros em áudio, agrupando as tópicos centrais apresentados pelos licenciandos em categorias descritas a partir das ideias de Grossman (1990). A elaboração do CoRe revelou indícios do PCK em construção dos licenciandos. Pudemos observar que os conhecimentos do conteúdo são bastante destacados. Já conhecimentos de contexto são abordados com dificuldade pelos estudantes.

Palavras-chave:
 PCK, CoRe, Algas, Formação Docente, Ensino de Botânica


Agência de fomento:
PROEX/CAPES