Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2472-1

Poster (Painel)


2472-1

A Base Nacional Comum Curricular segundo a consulta pública e a consulta pública na Base Nacional Comum Curricular

Autores:
SPINELLI JR., R.1, Cássio, F. L.1
1 UFABC - Universidade Federal do ABC

Resumo:
Este trabalho compara as duas versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o conjunto das contribuições de professores de Química à consulta pública da primeira versão da BNCC. Esses conjuntos de textos foram analisados através de metodologias de text mining, usando o software IRaMuTeQ, que permitiu dividi-los em classes de segmentos de texto (ST) com conteúdo semântico semelhante. Os resultados mostram que embora o teor das contribuições seja de crítica negativa ao texto e à organização dos conteúdos da primeira versão, o texto da segunda versão da BNCC não foi muito influenciado por essas contribuições, embora tenha encontrado formas de esvaziar parte considerável das críticas sobre a organização do currículo.

Palavras-chave:
 Análise textual, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Currículo, Ensino de Química, Políticas educacionais


Agência de fomento:
Universidade Federal do ABC (Edital PIC)