Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2469-1

Poster (Painel)


2469-1

Educação em Ciências e a Educação do Campo: relações possíveis na formação de professores da UFG – Regional Goiás

Autores:
CARDOSO, E. C. F.1, SHUVARTZ, M.1, OLIVEIRA NETO1, SANTANA. A. N. V.1
1 UFG - Universidade Federal de Goiás, 2 UFG - Universidade Federal de Goiás

Resumo:
A Educação do Campo (EC) tem por objetivo pautar-se em uma formação que valorize o campesinato percorrendo o contra fluxo do projeto econômico do capital. Este trabalho procura compreender de que forma a formação de professores de Ciências dialoga com a Educação do Campo na Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) da UFG – Regional Goiás. Nesse contexto, utilizamos a análise documental (LUDKE e ANDRÉ, 1986), para refletir sobre a forma como os componentes curriculares das Ciências da Natureza estão organizados para atender a Pedagogia da Alternância; como também se relacionam com a Educação do Campo no Projeto Pedagógico (PPC) deste curso. No entanto, no currículo dessas disciplinas pouco se percebe da relação entre as duas áreas do conhecimento: ciências e educação do campo. De outra forma, o documento não explicita nenhuma relação direta das disciplinas das Ciências com a Pedagogia da Alternância, um dos pilares da EC.

Palavras-chave:
 ensino de ciências, educação do campo, formação de professores