Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2461-1

Poster (Painel)


2461-1

DO PÓLEN DAS FLORES AO MEL DAS ABELHAS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A ABORDAGEM DOS TEMAS POLINIZAÇÃO E REPRODUÇÃO VEGETAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores:
MARINHO, E.B.2, Santos,M.C.F. 1,3, Santos, M.G.1
1 FFP/UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2 UFRJ/MUSEU NACIONAL - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 3 CAP-UERJ - Instituto de Aplicação da UERJ

Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo investigar as concepções prévias dos estudantes sobre polinização e reprodução vegetal no ensino de ciências, destacando a relação entre grãos de pólen, abelha e mel. O público alvo foram alunos de 7° ano do ensino fundamental da rede pública e privada no município de São Gonçalo-RJ, Brasil. Os conhecimentos prévios foram avaliados por meio de questionários, as respostas analisadas e categorizadas e realizadas intervenções prático-teóricas. A maioria dos alunos afirmou conhecer os grãos de pólen. As sementes foram indicadas como principal meio de reprodução nos vegetais e apenas uma pequena parcela dos alunos indicou a polinização e o pólen. Não houve respostas integrando os processos de polinização e formação de sementes. Por meio de atividades prático-teóricas foi apresentada a importância ecológica das abelhas como polinizadoras, diferentes grãos de pólen, mel e suas utilidades.

Palavras-chave:
 Ensino de Ciências, Metodologia de Ensino, Palinologia