Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2459-1

Poster (Painel)


2459-1

Aspectos da educação não formal numa aula de campo no Museu Inhotim durante a formação continuada de profissionais da educação

Autores:
Juliana Corrêa Taques Rocha1, Ana Carolina Sampaio Frizzera1, Athyla Caetano1, Charlles Monteiro1, Glaziéla Vieira Frederich1, Sidnei Quezada Meireles Leite1
1 IFES - Instituto Federal do Espírito Santo

Resumo:
O objetivo deste trabalho foi o de estudar aspectos da educação não formal numa formação continuada de profissionais da educação realizada no Museu de Inhotim, na cidade de Brumadinho, Estado de Minas Gerais, Brasil. Tratou-se de uma investigação qualitativa de uma aula de campo realizada além da sala de aula, cujos dados foram produzidos a partir de observações, rodas de conversas, relatos escritos, além de fotografias obtidas durante a intervenção pedagógica. A formação continuada de profissionais da educação agregou pressupostos e fundamentos das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Considerando que o Museu Inhotim reúne arte contemporânea a céu aberto, jardim botânico, ecossistemas mundiais e galerias de artes, a intervenção pedagógica promoveu debates sobre questões interdisciplinares e transdisciplinares, articulando temáticas de educação, ciência, tecnologia, cultura, trabalho, direitos humanos e sustentabilidade.

Palavras-chave:
 aula de campo , educação não formal, formação continuada, interdisciplinaridade, museu Inhotim


Agência de fomento:
Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes, CNPq e Fapes.