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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2453-1

Poster (Painel)


2453-1

Adaptação da Ferramenta de Análise da Apropriação da Linguagem Social da Ciência Escolar para avaliação da aprendizagem dos conceitos da Biologia funcional

Autores:
MUNIZ,C.R.R.1,2, SARMENTO,A.C.H.1,2, Silva, N.R.1,2, SÁ, T.S.1, El-Hani, C.N.1, SEPULVEDA, C.A.S.3,1
1 UFBA - Universidade Federal da Bahia, 2 CPM-DENDEZEIROS - Colégio da Polícia Militar-Dendezeiros, 3 UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo:
Este artigo trata de uma investigação realizada sobre o potencial heurístico da ferramenta de análise da apropriação da linguagem social da ciência escolar no que diz respeito a conteúdos conceituais de Biologia Funcional. Foram usados critérios de análise fundados na abordagem vigotskiana do desenvolvimento cognitivo e na concepção dialógica da compreensão de Bakhtin, bem como numa metodologia de análise semântica baseada na noção de padrão temático de Lemke. Os resultados apontam: para eficácia do uso da ferramenta para auxiliar no planejamento das aulas; que o professor deve usar livros didáticos e acadêmicos para desenvolver o padrão temático referente ao conteúdo que será discutido em sala; para a necessidade de comparar o conjunto de itens temáticos e relações semântica utilizados e estabelecidos pelos estudantes com aqueles que efetivamente foram construídos e disponibilizados em sala de aula pelo professor, a fim de obter resultados de aprendizagens mais fiéis ao trabalho desenvolvido.

Palavras-chave:
 Ferramenta de análise, Biologia Funcional, Padrão temático