Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2448-1

Poster (Painel)


2448-1

AVALIAÇÃO DO USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO METODOLOGIA APLICADA PARA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS EM UMA TURMA DO PROJETO MUNDIAR-SEDUC/PA

Autores:
LEITE, B.L.S1, SANTOS, A.M1, SILVA, L.P1,2, COELHO, E.A2
1 UEPA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, 2 PALMIRA GABRIEL - EEEFM. PROFA. PALMIRA GABRIEL

Resumo:
Neste estudo avaliamos o uso das histórias em quadrinhos como recurso para aprendizagem de conceitos relacionados às transformações químicas envolvidas no processo de formação de ferrugem, abordado por meio de uma vídeo-aula do telecurso 2000. O trabalho foi desenvolvido com uma turma do projeto mundiar, na EEEFM Palmira Gabriel, Belém-Pa. Para a coleta de dados, foi elaborada e aplicada uma HQ partindo da observação do fenômeno de formação de ferrugem, para que os alunos construíssem os diálogos com base em conhecimentos construídos. Na sequência, foi aplicado questionário para avaliação da metodologia utilizada. Através da análise de conteúdo do material produzido concluímos que este proporcionou um ambiente aberto ao debate, permitindo que o aluno expusesse seus conhecimentos prévios, assim como construíssem novos conhecimentos pautados em uma interação dialógica entre aluno-aluno, aluno-professor.

Palavras-chave:
 Ensino de Química, HQ, Transformações Químicas


Agência de fomento:
CAPES