Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2447-1

Poster (Painel)


2447-1

Como o livro didático de Física é usado em sala de aula segundo alunos e professores

Autores:
Alysson Ramos Artuso1, Henrique Vieira da Costa1, Letícia Lima1, Luiz Henrique De Martino1
1 IFPR - Instituto Federal do Paraná

Resumo:
Com os elevados recursos públicos gastos na aquisição das obras e as discussões científicas do papel do livro didático no processo de ensino-aprendizagem, cabe explorar como esses materiais são utilizados por professores e alunos. Este recorte da pesquisa exploratória é uma análise estatística com o objetivo de: a) analisar para quais atividades o livro de Física é usado em sala de aula; b) comparar as respostas de professores e alunos. A partir de um survey aplicado a 374 alunos e 359 professores das cinco regiões do país, verificou-se que os principais usos do livro em sala são para: fazer exercícios, passar tarefa para casa e os professores seguirem a sequência de conteúdos. Na comparação das respostas, os alunos afirmaram que o uso do livro é significativamente menor do que o atribuído pelos professores nos quesitos: passar tarefas, ler o livro e realizar pesquisas, debates, experimentos e trabalhos em grupo.

Palavras-chave:
 Ensino Médio, Ensino de Física, Livros Didáticos de Física, Manuais escolares, PNLD


Agência de fomento:
CNPq/IFPR