Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2440-1

Poster (Painel)


2440-1

Contextualizando o Ensino de Física: a produção de energia por meio da cana-de-açúcar

Autores:
NASCIMENTO, CMP do1, SANTOS, CDA dos1, FONSECA, CLda1, CARDOSO, EI1, LIMA, CdaS2, ABREU, C. D.1
1 UEMS - Unversidade Estadual de Mato Grosso do Sul, 2 EEAVA - Escola Estadual Antônio Vicente Azambuja

Resumo:
Os principais desafios no ensino de física ainda são a superação do modelo transmissivo-receptivo e a perda da relação entre teoria e fenômeno nos processos de ensino e aprendizagem. Neste trabalho, apresentamos os resultados e discussões da primeira etapa do processo de desenvolvimento de uma atividade educativa contextualizada, para alunos do ensino médio, abordando o tema da transformação de energia a partir da cana-de-açúcar. Esta etapa se consistiu em: aplicação de questionário, levantamento bibliográfico sobre o processo de produção de energia elétrica e identificação de possibilidades de trabalho com esta temática segundo os conteúdos programáticos para o Ensino Médio de Mato Grosso do Sul. Evidenciamos a necessidade da inserção de temas contextualizados, principalmente que levem em consideração os processos localizados e que impactam as vidas dos cidadãos diretamente, pois o conhecimento científico deve contribuir para que tanto fenômenos quanto impactos sejam percebidos, discutidos e entendidos local e globalmente.

Palavras-chave:
 Ensino de Física, Contextualização, Energia elétrica, Biomassa