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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2428-1

Poster (Painel)


2428-1

Análise do Contrato Didático em aulas de Energia no Ensino Superior de Química e Física

Autores:
SOUZA, L. O.1, SIMÕES NETO, J. E.2, BRITO LIMA, A. P.3
1 UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2 UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco, 3 UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo:
A presente pesquisa buscou analisar o Contrato Didático no Ensino Superior, especificamente na Licenciatura em Química e na Licenciatura em Física da UFRPE, a partir das interações discursivas ocorridas entre os alunos dos respectivos cursos e um pesquisador. A noção do Contrato Didático foi inicialmente estudada por Brousseau (1986), e diz respeito às cláusulas, em parte explícitas, mas, na maioria, implícitas, que regulam a divisão de responsabilidades e expectativas entre professor e aluno, na gestão de um saber. A intervenção didática realizada na sala de aula foi constituída por quatro momentos, que foram videografados. Para esta pesquisa realizamos um recorte de uma das etapas, um debate motivado por cinco situações-problemas. A análise realizada indicou a ocorrência de expectativa para com o outro, negociações, rupturas e renegociações na gestão do Contrato Didático do saber Energia.

Palavras-chave:
 Contrato Didático, Energia, Ensino de Química e Física