Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2416-1

Poster (Painel)


2416-1

Ciência, Raça e Literatura: o processo de concepção de uma expografia itinerante

Autores:
Thiago Leandro da Silva Dias1,2, Claudia Sepúlveda1
1 UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana , 2 UFBA - Universidade Federal da Bahia

Resumo:
A exposição itinerante ciência, raça e literatura compreende uma intervenção educativa construída colaborativamente e com nove edições desde seu início no ano de 2013. Nela são abordados recortes históricos sobre a construção, uso e apropriação do conceito de raça pelas ciências naturais e sua relação com a sociedade. Este trabalho objetiva analisar as intenções educacionais e comunicacionais, as dinâmicas da curadoria e montagem, e os princípios que orientaram a elaboração do discurso expositivo ao longo das edições. Realizamos entrevistas com representantes da curadoria e procedemos análise documental de materiais oriundos de reuniões de planejamento, organização e montagem. Mesmo havendo mudanças no discurso expositivo ao longo das distintas edições, identificamos unidades temáticas que o estruturam e princípios reguladores do processo de curadoria e montagem. Reconhecemos especificidades que singularizam o processo de concepção, tais como o processo de curadoria autoral-coletiva e a itinerância em espaços formais e não formais de educação.

Palavras-chave:
 Raça, Racismo científico, Educação científica não formal


Agência de fomento:
CNPq; FAPESB