Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2415-1

Poster (Painel)


2415-1

A Performance como processo educativo na formação inicial de professores de Química

Autores:
Luciana Mamus Guimarães1, Camila Silveira da Silva1,2
1 UFPR - Universidade Federal do Paraná - Departamento de Química , 2 UFPR - Universidade Federal do Paraná - Depto de Química e PPGECM

Resumo:
A presente investigação analisa alguns indicativos de uma performance artística-científica (desenvolvida no contexto de um subprojeto do PIBID) como processo educativo na formação inicial de professores de Química. A performance, baseada em um poema de António Gedeão, foi apresentada em um Sarau universitário sobre Ciência e Arte. A pesquisa qualitativa, de caráter participante, teve como sujeitos os licenciandos-pibidianos e os dados foram constituídos a partir de um Grupo Focal. A Performance como um processo educativo e formativo no campo da Educação em Ciências se mostrou com potencial para transformar alguns aspectos sobre a formação inicial de professores e os modos de se ensinar, aprender e divulgar Ciência. Tais elementos são técnico-científicos, cognitivos, filosóficos, corporais, pessoais e interpessoais.

Palavras-chave:
 Ciência e Arte, Performance, Ensino de Química


Agência de fomento:
CAPES