Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2398-1

Poster (Painel)


2398-1

Análise de sequências didáticas produzidas por licenciandos no contexto de uma disciplina “Ciência, Tecnologia e Sociedade”

Autores:
Tatiana Galieta1, Luís Fernando Marques Dorvillé1
1 UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo:
A Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), que propõe a elaboração de currículos de disciplinas da educação básica a partir do enfoque das relações entre estas três instâncias, tem ganhado espaço ao sinalizar a relevância da aquisição crítica de conhecimentos básicos atrelados aos avanços tecnocientíficos. Neste trabalho analisamos as sequências didáticas (SDs) produzidas por licenciandos em Ciências Biológicas em uma disciplina com enfoque CTS. As SDs foram classificadas em três categorias: 1) CTS como elemento motivador; 2) CTS presente na maioria das atividades, com ênfase em relações entre C e T ou C e S; 3) CTS como eixo central organizador de todas as atividades da SD. A análise das SD indicou que é fundamental a introdução de disciplinas nos currículos de graduação da área do ensino de Ciências capazes de promover uma reflexão mais aprofundada a partir do enfoque CTS.

Palavras-chave:
 sequências didáticas, formação de professores, CTS