Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2345-1

Poster (Painel)


2345-1

Autonomia e as Oficinas de Aprendizagem

Autores:
Anália Maria Dias de Gois1, Isabel Cristina de Castro Monteiro2
1 PGFC- UNESP- BAURU - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, 2 UNESP GUARATINGUETÁ - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Resumo:
O objetivo deste estudo foi investigar as dimensões da autonomia dos alunos identificadas como mais relevantes em participantes de uma metodologia denominada Oficinas de Aprendizagem, utilizado em algumas escolas brasileiras, cujo foco é o trabalho ativo do aluno. Foram utilizados para análise das entrevistas realizadas, os parâmetros propostos por Paiva (2006), no intuito de identificar indícios da autonomia mais destacados pelos sujeitos da pesquisa. A metodologia utilizada foi a técnica do grupo focal e o referencial condutor da análise são parâmetros indicativos de autonomia, vinculados a processos relativos ao aluno, oriundos da revisitação de conceitos e discussões sobre o tema analisado. Os resultados mostraram indícios de que os grupos analisados identificaram a importância de parâmetros principais, associados às dimensões individuais e sociais, além das dimensões psicológicas, técnicas e políticas.técnicas e políticas.

Palavras-chave:
 autonomia, metodologia, oficinas de aprendizagem