Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2340-1

Poster (Painel)


2340-1

CONCEPÇÕES NA PRÁTICA DO ENSINO DE FÍSICA: NEXOS E REFLEXOS

Autores:
SANTOS, A.O1,2, SILVA, A.C.1,9, MATOS, M.C.G.1,4, CASTRO, E.B.1,3
1 UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, 3 SEMED - SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 4 NPI UFPA - ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA, 6 SEDUC/PA - SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO PARÁ, 9 ZM - ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ZAIRA MACIEL

Resumo:
Considerando relevante compreender as Metas e desafios que compõem as práticas vivenciadas por quatro professores de Física que atuam no Ensino Médio, o presente artigo investigou a tessitura das práticas de professores no Ensino Física. Para tanto, fez-se necessários refletir as concepções dos professores e suas relações com ação docente. Ponderamos como questão norteadora deste trabalho: O que dizem os professores de Física sobre o ser professor no contexto do ensino Médio? À luz desses relatos construiremos as relações entre as concepções assumidas e suas repercussões nas práticas de ensino. O procedimento metodológico deu-se a partir de análise das narrativas produzidas pela rememoração das experiências profissionais na relação com os alunos, tendo um caráter de Análise Textual Discursiva. A análise revelou que os docentes corroboram para o continuísmo e descaminhos das concepções nas práticas. Sinalizando a necessidade de formações assentadas no movimento do professor pesquisador de sua própria prática.

Palavras-chave:
 professor de física, Concepções, práticas, nexos