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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2339-1

Poster (Painel)


2339-1

A Educação Ambiental e a 2º versão preliminar da Base Nacional Curricular Comum (BNCC): uma reflexão sobre a área de Ciências da Natureza

Autores:
Nathalie Cristina Wutzki1, Sandro Tonso1
1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Resumo:
A Educação Ambiental (EA) é considerada uma dimensão importante da educação, presente nas práticas escolares e na legislação. Este trabalho buscou promover, a partir da compreensão das distinções entre as tendências da EA e de sua inserção na legislação, uma reflexão inicial sobre a abordagem da EA na segunda versão da BNCC, tratando de forma mais específica a área de Ciências da Natureza nos anos finais do ensino fundamental. O estudo, de caráter documental, indicou que para favorecer a superação de abordagens reducionistas muitas vezes presentes nas práticas escolares, a BNCC necessita propiciar uma compreensão dos conflitos socioambientais em suas múltiplas dimensões, considerando os princípios e objetivos presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental – DCNA, tendo a totalidade como categoria de análise sobre o ambiente e a justiça socioambiental como eixos orientadores.

Palavras-chave:
 Base Nacional Curricular Comum, Educação Ambiental, Ensino de Ciências