Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2334-1

Poster (Painel)


2334-1

Estágio supervisionado e colaboração docente: dois caminhos que se cruzam

Autores:
Marcos Corrêa1,2, Isabel Martins2
1 CEFET/RJ - NAPEF - Centro Fed Educ Tec Celso Suckow da Fonseca, 2 UFRJ/ NUTES - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo:
O estágio docente supervisionado tem sido considerado de fundamental importância para a formação de professores, pois parece ser a melhor síntese entre teoria e prática. Apesar de sua reconhecida centralidade na formação, a forma como é desenvolvido ainda é muito problemática, gerando questões acerca dos papeis a serem desempenhados pelos participantes do estágio: licenciando (estagiário), professor formador e professor supervisor, preconizando uma maior relação entre universidade e escola. A colaboração docente e suas diferentes formas, parece apontar um caminho para essas questões. Nesse trabalho de pesquisa bibliográfica, identificamos formas de colaboração docente, levantando os sentidos dados a essas formas de colaboração e os aspectos organizacionais dessas atividades. A partir disso, foram discutidas as potencialidades desses arranjos para o estágio docente supervisionado.

Palavras-chave:
 formação de professores, estágio docente supervisionado, colaboração docente