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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2315-1

Poster (Painel)


2315-1

CONTRIBUIÇÕES DA TÉCNICA DE PLASTINAÇÃO PARA A CULTURA CIENTÍFICA

Autores:
Ágda da Silva Géra1, Manuella Villar Amado2, Athelson Stefanon Bittencourt3
1 IFES - Instituto Federal do Espírito Santo, 2 IFES - Instituto Federal do Espírito Santo, 3 UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo:
O trabalho apresentado tem como objetivo analisar as contribuições da técnica de plastinação, incorporada ao Museu de Ciências da Vida da Universidade Federal do Espírito Santo, a partir da implantação do laboratório de plastinação em 2012, para ampliação da cultura científica. O artigo inicialmente descreve a técnica de plastinação e sua implantação pelo MCV, em seguida traz uma breve discussão sobre a utilização dos termos difusão, vulgarização, popularização e divulgação científica. Em sua continuidade, apresenta a espiral da cultura científica descrita por Vogt (2003) e a utiliza para representar a dinâmica que envolve as atividades desenvolvidas a partir do laboratório de plastinação. Os resultados apontam que a técnica de plastinação vem contribuindo para promover a difusão científica por meio de eventos científicos; o ensino e formação de cientistas em todos os níveis de ensino; o ensino para a ciência por meio de exposições e a divulgação científica pela mídia.

Palavras-chave:
 cultura científica, divulgação científica, museu, plastinação