Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2314-1

Poster (Painel)


2314-1

A PRESENÇA E CONTRIBUIÇÃO DE PAULO FREIRE: UMA REVISÃO NOS TRABALHOS APRESENTADOS NOS ENCONTROS NACIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA

Autores:
Artur Torres Araújo2,1, Marília Gabriela de Menezes Guedes1, Mechele da Silva Santos1
1 UFPE - Universidade Federal de Pernambuco, 2 UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo:
A presente pesquisa objetiva compreender de que forma o pensamento político-pedagógico de Paulo Freire tem se constituído como aporte teórico dos estudos que abordam práticas curriculares no ensino de química. Para isso, realizamos um levantamento dos trabalhos apresentados no ENEQ, no período de 2008 a 2014 para identificar as linhas temáticas que estão vinculados trabalhos que indicam utilizar os referenciais freireanos. No tratamento dos dados utilizamos Análise de Conteúdo tendo como referência Bardin (2008). Nesse período o ENEQ teve 1209 trabalhos dos quais 133 trazem Freire como referencial bibliográfico. Verificamos um maior percentual de trabalhos tratando sobre os temas: Abordagens CTS e Ensino de Química; Ensino e Cultura; formação de professores e ensino e aprendizagem; o que nos leva a inferir que deve existir um movimento de revisitação das obras de Freire para contribuir com a discussão desses temas, discussões essas que aparecem como cerne dos debates educacionais na atualidade.

Palavras-chave:
 Paulo Freire, Ensino de Química, Encontro Nacional de Ensino de Química