Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2312-1

Poster (Painel)


2312-1

Análise da prática docente dos professores de ciências da natureza, a luz do redesenho curricular proposto pelo Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) no município de Orobó/PE.

Autores:
Josefa Abreu1, Suely Alves1
1 UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2 UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo:
Esse artigo tem como objetivo analisar a prática docente dos professores de Ciências da Natureza, a luz do redesenho curricular proposto pelo Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) no município de Orobó/PE. A investigação adotou uma perspectiva qualitativa e uma abordagem do tipo estudo de caso. Para a construção dos dados, utilizamos como instrumento, um questionário semiestruturado e um plano de aula construído pelos professores participantes da pesquisa. A organização e a análise dos dados deram-se a partir da técnica de análise de conteúdo. Inferimos que os professores pesquisados, puderam rever suas práticas, mas sem abandoná-las e que se torna muito importante a formação continuada em serviço, de maneira que melhora suas competências profissionais e metodologias de ensino, além de tornar a área de Ciências da Natureza mais sistêmica e dinâmica.

Palavras-chave:
 formação continuada, prática docente, redesenho curricular, ProEMi