Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2304-1

Poster (Painel)


2304-1

Crenças religiosas: questões para o docente universitário

Autores:
Cristiana Rosa Valença1,2, Eliane Brígida Morais Falcão1
1 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2 CEFET - Centro Federal de Educ. Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, 3 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo:
Buscamos a Representação Social de um grupo de professores-pesquisadores em biologia de uma universidade federal em relação às suas experiências com a presença de crenças religiosas discentes para as explicações evolutivas, suas posturas docentes em relação a este lidar e os conceitos evolutivos mais suscetíveis a provocar a presença de tais crenças. A técnica de análise foi a do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados mostraram que os professores reconhecem a forte presença de crenças entre os graduandos, expressaram sensibilidade e preocupações quanto ao seu papel como formadores, ainda que demonstrem não dominar estratégias educacionais adequadas no lidar com tais crenças.

Palavras-chave:
 professores-pesquisadores, representações socias, teoria da evolução, crenças religiosas, formação