Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2300-1

Poster (Painel)


2300-1

Aspectos Multimodais presentes em vídeo-aula sobre a respiração humana

Autores:
Beatriz Salgueiro1, Jefferson Costa1, Tereza Cristina Cavalcanti2,1, Luiz Carlos Santos2, Yanne Clara de Alcantara2
1 UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2 UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Resumo:
Considerando que a linguagem multimodal interfere diretamente na construção e compreensão dos conceitos científicos, este estudo visou analisar os modos semióticos numa vídeo-aula sobre respiração humana, ministrada por um Licenciando em Ciências Biológicas, e conhecer como cada modo semiótico contribui para a construção desse conceito. Para tanto, foi realizada análise das imagens e gestos associados a fala, tomando como base respectivamente a gramática de desing visual e a tipologia gestual de Kendon (2004), em dois trechos da vídeo-aula. Foram identificadas associações entre os recursos semióticos entonação da fala, gestos de ação e dêiticos, e imagens de função conceitual e narrativa para ilustrar enunciações verbais. Sugere-se a indissociabilidade dos diferentes modos semióticos para contribuição da construção de modelos internos analógicos que auxiliam os alunos na compreensão de conceitos e na criação de modelos conceituais consistentes.

Palavras-chave:
 linguagem multimodal, semiótica, sistema respiratório, ensino de ciências