Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2297-1

Poster (Painel)


2297-1

A prática baseada em design: um modelo de ação reflexiva na formação de professores de ciências

Autores:
Márlon Pessanha1
1 UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Resumo:
Diante das dificuldades inerentes à profissão ou mesmo por conta de uma falta de “criatividade” na ação didática, os professores acabam por assumir as mesmas práticas de ensino pelas quais passaram enquanto alunos. Com o objetivo de melhor compreender este problema e a relação entre teoria e prática pedagógica, alguns estudos baseados no design e envolvendo a elaboração de sequências didáticas têm sido realizados, em uma perspectiva mais prática e intervencionista. Neste trabalho apresentamos uma discussão teórica sobre possíveis contribuições desses estudos na formação dos professores de ciências, e propomos um modelo de ação formativa que permita discutir aspectos que vão além de um saber disciplinar centrado no conteúdo e um saber experiencial. O modelo de ação proposto, além de buscar uma formação docente mais reflexiva e investigadora, visa aproximar as dimensões teórica e prática nas discussões envolvidas na formação inicial ou continuada de professores de disciplinas científicas.

Palavras-chave:
 ensino de ciências, formação de professores, saberes docentes, prática baseada em design, sequências de ensino-aprendizagem