Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2287-1

Poster (Painel)


2287-1

Formação de Educadores para escolas do Campo e a possibilidade do conhecimento crítico

Autores:
TASCHETTO, A.G3, CEOLIN, T.3
4 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
A partir da demanda por uma formação específica para os professores do campo, emergem os cursos de Licenciatura em Educação do Campo, que apresentamos sucintamente neste artigo. Em seguida trazemos alguns elementos relacionados à possibilidade do conhecimento, com base na obra “Teoria do Conhecimento” de Johannes Hessen (2003), destacando o “criticismo”, como possibilidade de abordagem curricular. Na sequência, destacamos a identificação e caracterização analítica deste viés do conhecimento nos documentos propositivos de elaboração dos cursos de formação de professores para Educação do campo, complementados por reflexões atuais acerca do tema. Destaca-se, desta forma, a possibilidade de conhecer criticamente e de transformar a realidade dos sujeitos envolvidos nos processos educativos e sociais.

Palavras-chave:
 Educação do Campo, Interdisciplinar, Formação de professores, Criticismo.