Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2284-1

Poster (Painel)


2284-1

A ARTE DE APRENDER PARA ENSINAR: discutindo a capacitação de robótica com Arduino® para professores de ciências e matemática do município de Paracambi/RJ

Autores:
ALMEIDA, P. C. T. de1, Nunes,W.V.1, Silva C.A.L.1, Britto Filho J.D.2
1 IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio d, 2 IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio d

Resumo:
Os Avanços tecnológicos têm influenciado positivamente o processo de ensino-aprendizagem, onde se destaca a Robótica. A premissa de sua aplicação na educação é estimular os discentes a serem responsáveis pelo enriquecimento dos seus próprios saberes, proporcionar desenvolvimento, aquisição de habilidades, competências, raciocínio lógico entre outros. Para que o docente acompanhe e usufrua dos benefícios pedagógicos e didáticos da robótica é necessário que se capacite e valorize sua formação continuada. Esta pesquisa investigou a contribuição do curso semipresencial e oficinas de robótica educacional, com o uso da plataforma Arduino® para docentes de ciências e matemática. Os resultados demonstraram que a capacitação de docentes favorece um despertar no conhecimento da robótica permitindo sua aplicação em sala de aula. Os cursos e oficinas em robótica educacional demonstram contribuir para a formação continuada de docentes, promove um ensino interessante e inovador, no qual o aluno atua como agente na construção do seu conhecimento.

Palavras-chave:
 Robótica educacional, Arduino , Formação Continuada , Professores de Ciências