Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2275-1

Poster (Painel)


2275-1

Infográficos: possibilidades de atividades de ensino para aulas de Física e Química

Autores:
Bulegon, A. M.1, Klüsener, C. F. D.1, Santos, L. R.1
2 UNIFRA - Centro Universitário Franciscano

Resumo:
Este artigo apresenta um estudo acerca do uso de Infográficos nas aulas de Física e Química, no Ensino Médio (EM), como uma proposta para a inserção das Tecnologias Digitais (TD) na educação. O levantamento de dados ocorreu na WEB a partir das expressões: Infográficos, Infográficos no Ensino de Ciências. O Infográfico é considerado uma ferramenta de autoria que permite representações visuais-textuais de informação e possibilita aos professores e estudantes realizar uma síntese do que foi estudado sobre um determinado tema, além de serem autores de seus próprios materiais de estudo. Como conclusões desse estudo, entendemos que o uso de infográficos nas aulas de Física e Química contribui para a integração dos conceitos estudados, estimula os estudantes à iniciação científica e permite que professores e estudantes tornem-se autores de seus próprios materiais de estudo, característica cada vez mais marcante nessa era tecnológica e de facilidade de acesso às informações.

Palavras-chave:
 Ensino de Ciências, Ferramentas de autoria, Infográficos, Tecnologias Digitais