Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2270-1

Poster (Painel)


2270-1

Estratégias de mediação e falas de aprendizagem: investigando interações em um espaço de educação não formal

Autores:
STOCK, ASM1, MENDONÇA, CA1, AULER, JP1, BORDIN, J1, FARIAS, CJB1, GUEDES, AM1
1 IB -USP - Instituto de Biociências - Universidade de São Paulo

Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo analisar a relação entre as estratégias de mediação utilizadas pelos educadores da Estação Biologia (EB) e os tipos de fala de aprendizagem dos visitantes, além de contribuir para o debate acerca da importância de educadores em espaços de educação não formal. Para o estudo, foram coletados dados de duas visitas em que foi realizada a oficina Trilha da Biodiversidade com alunos do 5o ano do Ensino Fundamental I. Observou-se que, quando o educador utiliza de estratégias pouco elaboradas (e.g.: Uso de objetos expositivos), os alunos respondem de forma direta (e.g.: Falas perceptivas). Em contrapartida, a estratégias complexas de mediação (e.g.: Dialogicidade), os visitantes respondem com inferências, previsões e relações com outros conhecimentos.

Palavras-chave:
 educação não formal, estratégias de mediação, aprendizagem