Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2252-1

Poster (Painel)


2252-1

Ciências na Educação Infantil: desafios e perspectivas para as professoras

Autores:
Giani Lopes Bergamo Missirian1, Cristiane Aparecida Francisco Napolitano1, Mírian Xavier1
1 UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo:
O trabalho teve como objetivo compreender como duas professoras de um Centro de Educação Infantil (CEI), em Dourados, MS, organizam suas práticas para o ensino de ciências. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista estruturada, com oito perguntas, em agosto de 2014. Seguimos os preceitos para uma pesquisa qualitativa, fundamentada na pesquisa de campo. Os resultados demonstram que as docentes gostariam de inovar suas práticas e elaborar projetos a partir do interesse da criança. Entretanto, os projetos preestabelecidos pela Secretaria de Educação limitam a autonomia das professoras, de tal maneira que enfrentam muitas barreiras quando querem adequá-los ao contexto das crianças.

Palavras-chave:
 educação infantil, ensino de ciências, prática docente