Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2240-1

Poster (Painel)


2240-1

Alfabetização científica ou letramento científico? Entre elos e duelos na educação científica com enfoque CTS

Autores:
Davel, Marcos Alede Nunes1
1 UFPR - Universidade Federal do Paraná

Resumo:
Este trabalho de natureza teórica discute sobre como a compreensão do conceito de letramento científico pode auxiliar os pesquisadores da área de Educação em Ciências a desenvolverem propostas para o Ensino de Ciências sob o enfoque da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) que consigam alcançar os objetivos propostos para essa abordagem. Para tanto, apresentam-se os pressupostos para o ensino em CTS, assim como uma discussão sobre a aplicação de conceitos como alfabetização e letramento científico. Utilizam-se também alguns conceitos discursivos como o já-dito e leitura como auxiliadores na compreensão das implicações práticas da adoção do termo letramento para o Ensino de Ciências e demais componentes curriculares.

Palavras-chave:
 Letramento científico, Alfabetização científica, CTS, análise de discurso


Agência de fomento:
Sem agência de fomento.