Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2230-1

Poster (Painel)


2230-1

A rede social Pinterest e a curadoria na educação científica: O exemplo do surrealismo de Dalí

Autores:
Tatiana Eichler1, Marcelo Eichler1
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo:
A interdisciplinaridade tem sido um desejo e um objetivo no ensino de ciências. Neste trabalho, a abordagem interdisciplinar adotada envolveu a relação da educação química com as artes plásticas, o tem sido enaltecido em trabalhos recentes, seja no âmbito da didática das ciências, seja na filosofia da química. O foco recaiu sobre as pinturas surrealistas de Salvador Dalí, mais especificamente no período do Misticismo Nuclear. A pesquisa pictórica foi realizada por meio da rede social Pinterest, que é uma rede para o compartilhamento de ideias visuais. As pinturas de Dalí encontradas no Pinterest foram selecionadas e compiladas em um processo de curadoria, entendida aqui como uma metáfora do processo de ensino. A busca por uma variação do “enxergar” as pinturas de Dalí é um convite frente às novas interpretações para conhecimentos e tecnologias científicas, particularmente aquelas que se relacionam com a percepção e a representação da matéria em sua natureza atômica.

Palavras-chave:
 Interdisciplinaridade, Salvador Dalí, Átomo, Misticismo Nuclear, Pinterest