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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2225-1

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2225-1

ANÁLISE DO USO DO PERFIL CONCEITUAL DE SUBSTÂNCIA PARA O PLANEJAMENTO DE PROPOSTAS DE ENSINO DA QUÍMICA ORGÂNICA

Autores:
Santos1, Sepuveda1
2 UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana, 3 UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo:
Perfis conceituais são entendidos como modelos de heterogeneidade do pensamento verbal, nos quais zonas representam distintos modos de atribuir significados a um conceito, sustentados em diferentes compromissos epistemológicos e ontológicos. Diversos conceitos da química já foram modelados por meio desta abordagem, a exemplo de átomo, calor e substância. Neste artigo pretendemos argumentar que perfis conceituais de ontoconceitos ou conceitos centrais da química podem ser heurísticos na investigação do ensino e da aprendizagem de outros conceitos subjacentes. Para tanto, apresentamos um exame de como o perfil conceitual de substância proposto por Silva e Amaral (2013) pode ser empregado no planejamento de propostas de ensino da Química Orgânica. São apresentados resultados parciais dessa investigação e discutidos possíveis usos heurísticos desse modelo em diferentes situações de ensino.

Palavras-chave:
 Perfis Conceituais, Conceito de Substância, Ensino de Química Orgânica