Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2193-1

Poster (Painel)


2193-1

A PROBLEMATIZAÇÃO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores:
GIASSI, Maristela Gonçalves1, DELFINO, Gisele Padilha1
1 UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense, 2 UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense

Resumo:
Este artigo tem como objetivo investigar a eficácia da problematização como uma ferramenta no processo de ensino e aprendizagem de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa possui cunho qualitativo, exploratório e descritivo. Para isso trabalhou-se com duas turmas, uma de terceiro e uma de quarto ano, nas quais foram realizadas atividades problematizadoras adaptadas dos autores utilizados para embasar a pesquisa. Os resultados mostraram grande aprendizado nas duas turmas e que os professores são muito empenhados com a aprendizagem de seus alunos, porém ainda sentem-se mais confiantes em processos mais tradicionais de ensino. Conclui-se que é necessário empenho dos cursos de formação inicial e continuada de professores para estimular o uso de metodologias e ferramentas diferenciadas, a fim de resultar num encorajamento do seu uso nos processo ensino e aprendizagem nas escolas.

Palavras-chave:
 Ensino de Ciências, , Problematização,, Séries Iniciais.


Agência de fomento:
PROPEX - UNESC.