Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2183-1

Poster (Painel)


2183-1

A utilização de recursos didáticos nas aulas de Ciências Naturais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Autores:
Kely Cristina Bueno1, Fernanda Franzolin1
1 UFABC - Universidade Federal do ABC

Resumo:
O estudo refere-se a uma pesquisa qualitativa, baseada em estatística descritiva, devido à seleção da amostra e a natureza das questões que se desejava responder. Foram selecionados quatro estados brasileiros, seguindo o critério da máxima variação. O mesmo se aplicou a seleção dos municípios e escolas. Assim, as escolas participantes possuíam diferentes Índices de Desenvolvimento da Educação Básica, localidade e amostragem por conveniência. Os professores responderam sobre a frequência e a diversidade de utilização dos recursos didáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências Naturais. Para isso, elaborou-se um questionário. Os resultados indicam que os professores fazem uso semanal, preponderantemente, do giz e a lousa, seguido do livro didático. Além disso, diversificam suas aulas várias vezes no bimestre, com materiais como os livros paradidáticos, infanto-juvenil, vídeos, jornais e revistas. Além das novas tecnologias, através do computador com uso individual, netbooks, tabletes e data show.

Palavras-chave:
 Recursos didáticos, Ensino de Ciências Naturais, Anos Iniciais do Ensino Fundamental