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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2174-1

Poster (Painel)


2174-1

A formação de professores para o ensino de Ciências e os objetivos estabelecidos pelos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil

Autores:
Lindsai S.A.Batista2, Lilian Boccardo2
2 UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 3 UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo:
Neste trabalho, resultado de pesquisa bibliográfica, buscamos discutir a relação entre os objetivos estabelecidos para o ensino de ciências nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e os aspectos que compõem a formação do professor. A deficiência no ensino desta área é comprovada nas avaliações internacionais. Tal deficiência evidencia-se na insegurança e na abstenção do professor quando precisa ensinar Ciências nas suas turmas. Com base nos três modelos de formação do professor, identificados por Carr e Kemmis (1998), concluímos que esta, pautada somente na racionalidade técnica ou prática, não contempla a proposta de formação integral na educação infantil, nem oferece ao educador a segurança necessária para concretizar uma boa atuação nas aulas de Ciências. Propõe-se, então, uma formação de professores que alie os preceitos da racionalidade técnica, prática e crítica, visando uma preparação integral também do professor.

Palavras-chave:
 Educação Infantil, Ensino de Ciências, Formação de Professores, RCNEI