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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2173-1

Poster (Painel)


2173-1

Em algum lugar no meio: Reflexões sobre as possibilidades oferecidas pelo diálogo entre as perspectivas micro e macro nas Pesquisas em Ensino de Ciências

Autores:
D'AMBROSIO, M.1, BARBI, J.S.P.1, Compiani, M.1
1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Resumo:
As pesquisas na área educacional têm grande influência das Ciências Sociais, sendo também complexas e permitindo olhares em diferentes níveis. Atualmente, há o predomínio do paradigma pós-moderno, que tem um enfoque voltado à instância micro, com foco nos sujeitos e em suas trocas sociais. No entanto, na origem das pesquisas educacionais, um olhar mais macro e estruturalista predominou, focalizando o global em detrimento do local. Um movimento pendular entre as duas extremidades escalares é comum, pois ambas têm seus benefícios e suas desvantagens teórico-metodológicas e permitem abordar um problema de pesquisa de diferentes formas. Nesse contexto, vem crescendo uma tendência de abordagem marcada pelo diálogo e pela interação macro e micro. Esse trabalho tem por objetivo discutir, em uma perspectiva teórica e ilustrada com exemplos da área, o papel da escala nas pesquisas em Ensino de Ciências e as potencialidades de se articular diferentes níveis escalares em uma investigação científica.

Palavras-chave:
 Abordagens escalares, Relações micro e macro, Sociologia da Educação


Agência de fomento:
CAPES