Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2156-1

Poster (Painel)


2156-1

Concepções de Educação Ambiental no Ensino de Química

Autores:
SANTOS, M.P.R.1, CUNHA, M.B.M.2
1 CRSL - Colégio Resgate/São Lázaro, 2 UFBA - Universidade Federal da Bahia

Resumo:
Este trabalho categoriza concepções presentes nos artigos da área de Educação Ambiental (EA), publicados em um dos eventos engajados na formação de professores de Química, o Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), mais precisamente a XV edição deste evento, onde o tema educação ambiental aparece pela primeira vez. Baseado nas correntes de Educação Ambiental, proposta pela pesquisadora Lucie Sauvé (2005), a categorização foi feita através da análise dos discursos presentes nos artigos de estudantes, professores, pesquisadores, moradores da região envolvidos em cada trabalho. Na análise documental, lança-se mão da análise de discurso proposta por Moraes e Galiazzi (2006), onde etapas são seguidas para fazer a identificação da corrente de cada ator que participa da pesquisa. Para análise, portanto, foram tomados vinte trabalhos completos desse evento, categorizados considerando as correntes propostas por Sauvé (2005), sendo também avaliada a quantidade de vezes que uma determinada corrente esteve presente nesses artigos.

Palavras-chave:
 Educação Ambiental, Ensino de Química, Categorização de artigos