Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2154-1

Poster (Painel)


2154-1

A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O USO DO BLOG ALIADO AO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores:
Blasko, C. E.1, Ujiie, N. T.2
1 UNESPAR/PUCPR - Universidade Estadual do Paraná UNESPAR, 2 UNESPAR/UTFPR - Universidade Estadual do Paraná UNESPAR

Resumo:
A presente pesquisa configurou-se por uma ação qualitativa de cunho exploratória e interventiva da realidade averiguada. O trabalho estrutura-se em três momentos, sendo o primeiro dedicado a explanação dos pressupostos teóricos, o segundo momento engloba a análise dos resultados da pesquisa, no terceiro momento evidencia-se reflexões sobre as contribuições do blog educativo para a formação continuada de professores, como estratégia para a melhoria do ensino de Ciências. Ressalta-se que foi avaliada a efetividade do blog educativo, junto aos professores que participaram do curso de formação continuada para o ensino de ciências. Os principais resultados coletados com os professores, indicam que o blog educativo como recurso aliado à formação continuada de professores, contribuiu para maior efetividade e maior aperfeiçoamento dos docentes.

Palavras-chave:
 Formação continuada, Ensino de Ciências, TICs, blog educativo